INTERNET - CONECTANDO

A internet nos proporciona uma gama de conhecimentos, facilita o nosso trabalho, enriquece o conhecimento, por meio do Websites e Links que dispõe aos usuários informações por meio de textos, fotos, animações gráficas, sons e vídeos. Hoje tudo que queremos saber, basta um click, conectamos e obtemos todas as informações desejadas. É tudo muito rápido e de fácil acesso. Por isso a internet é uma grande aliada no campo profissional e pessoal com os websites, links que podemos acessar, porém devemos tomar muito cuidado com o que acessamos, pois muitos sites não são confiáveis, precisamos filtrar o que queremos e o que está disponível para não cairmos em armadilhas.

Segue alguns checklist para uma utilização eficiente e segura da Informática e da Internet na escola:

Computadores atualizados;

Antivírus e firewall atualizados;

Internet de qualidade;

Professores capacitados;

Ambiente propício;

Objetividade no uso dos equipamentos e nas pesquisas;

Acompanhamento pedagógico;

Aulas planejadas e objetivas;

Atividade de Reflexão do Curso de Mídias na Educação

Integração de Tecnologias no contexto de sala de aula

O professor tem um papel primordial no processo de integração das mídias no contexto escolar, pois ele precisa ser o articulador que irá incentivar e promover atividades que envolva todos os alunos durante o desenvolvimento das aulas. Para que o professor alcance as metas desejadas ele precisa, sobretudo conhecer a linguagem das mídias, preparar as aulas e definir objetivos para que de fato aconteça a aprendizagem, como diz a professora Elisabeth Almeida, e que os meios tecnológicos não seja apenas um recurso sem significado, mais seja uma ferramenta útil e eficaz no processo ensino aprendizagem.
No mundo dos computadores, da Internet e do universo multimídia, somos chamados com urgência à mudança, a repensar as estratégias que utilizamos e a lutar pela melhoria das práticas educativas. Nos dias atuais, nos deparamos com uma incerteza perante tantos sites e tantos softwares educativos, surgem dúvidas sobre quais os mais adequados para atingir determinados objetivos educacionais. De fato, tanto ou mais importante do que as novas tecnologias nas escolas é investir nas formações dos docentes para que assim possam integrá-las ao ensino. Assim, precisamos estar abertos às críticas, encarar com humildade a realidade de nos sujeitarmos a um processo contínuo de atualização, assumindo o papel de aprendizes e desenvolver competências que nos permitam utilizar essas tecnologias com rigor e criatividade.

Janete Negre