INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

CURSISTA: JANETE DE OLIVEIRA NEGRE

TUTORA: ROSILEIDE RIBEIRO RODRIGUES

DRE DE PORTO NACIONAL

MEMORIAL REFLEXIVO

“Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade”.

(Walt Disney)

Gosto muito desta frase e tem tudo a ver com o curso de Introdução à Educação Digital, pois nos possibilitou ampliar a aprendizagem neste cenário inovador no qual as tecnologias se faz presente e requer mudanças de postura tanto no campo pessoal como profissional. Percebe-se o quanto é desafiador a utilização das tecnologias de informação e comunicação, não tem como fujir, elas estão presente em tudo, e por isso precisamos nos adaptar, interar, familiarizando com os recursos tecnológicos. Esse curso nos permitiu refletir sobre a importância da utilização dessa ferramenta, enriquecendo nossa prática pedagógica.

Com as mídias e tecnologias presente , é possível trasformar e facilitar o nosso trabalho, inovando nossa prática, pois a interação e a interatividade na rede mundial de computadores, nos permite um conhecimento amplo e nos faz assumir o papel de aprendizes desenvolvendo competências que nos permitam utilizar essas tecnologias com rigor e criatividade. Vejo que as formações de integração das Tics que acontecem precisam ter uma abrangência maior, pois muitos educadores não tiveram nem uma formação quanto a utilização das tics, e não se sentem preparados para trabalhar com essa ferramenta tão útil. É importante na escola a participação e a integração de toda a equipe no mundo digital, com suas experiências, sugestões, anseios e sonhos de fazer da escola um espaço capaz de transformar vidas. Se quisermos que esses sonhos se tornem realidade é preciso acreditar e agir.

Gostei muito do curso, a tutora desempenhou o seu trabalho com muita competência. É muito dinâmica, alegre e positiva, senti entusiasmada a prosseguir com garra e determinação. Não tive dificuldades em relação ao conteúdo que o curso nos proporcionou, já era famíliar no mundo tecnológico. Aprendi muito e foi possível aperfeiçoar mais meus conhecimentos e posso expressar com convicção, estou mais familiar no mundo digital, amei.

Porto Nacional – TO, 01 de fevereiro de 2011

1 comentários:

R.R.Rodrigues disse...

Olá Janete,
Sua reflexão é bastante pertinente. É esse olhar que a equipe escolar precisa ter ao pensar em tecnologia na escola. Mas às vezes essa realidade parece tão distante do professor/a. Sei que o tempo é restrito, mas as possibilidades e oportunidades devem ser agarradas e aproveitadas.
Parabéns por continuar alimentando o seu blog.
Gostei muito de te conhecer melhor.
Você vai longe garota de fé!
Um abraço,